Fundado em 1986, o Teatro de Anônimo estrutura sua prática através da montagem e apresentação de espetáculos, da qualificação profissional de outros atores sociais, da pulverização de seus saberes a partir dos cursos permanentes em sua escola livre, além do aperfeiçoamento em modelos autênticos de gestão e administração coletiva, baseada na solidariedade, criatividade e cooperação.
O grupo é formado majoritariamente por mulheres, todas vindas do subúrbio carioca. Buscamos com nosso trabalho, realizar uma parceria cidadã com a sociedade civil, extrapolando a ideia de comunidade delimitada por um espaço físico, para alcançar o conceito de comunidade que se liga por um sentimento de pertencimento, necessidade de identidade, de troca no campo do trabalho, do lazer, das afetividades, criando assim, territórios flutuantes que se movimentam de acordo com a necessidade de se manterem vivos e produzindo singularidades e bens imateriais.
Ao longo da história, produziu mais de 15 espetáculos, atualmente possui em repertório os seguintes espetáculos: Lar Doce Lar (2006), Noites de Parangolé (2008), Melhor dos Mundos (2010), Intermezzo (2015), Cão Chupando Manga (2021), Dando Ouvidos (2022) e mais dois em processo criativo: Nós de Pano e Desvestida (em processo).
Além da montagem de espetáculos, o Grupo desenvolve uma pesquisa sobre aparelhos aéreos e oficinas com foco na comicidade, na acrobacia aérea, na infância e adolescência: Modus Desoperantes, Circo em Família, Benjamim Mirim, Mergulho no Circo, Fluxo Acrobático, Bufonaria Contemporânea,Comicidade Vira-Lata, Conexão Corpo - Acrobacia Aérea e Gestão para Autonomia e Produção Cultural.
Dentre as diversas formas que o grupo intervém no cenário cultural nacional e internacional, se destaca a realização desde 1996 do Encontro Internacional de Palhaçaria Anjos do Picadeiro – um evento que figura entre os maiores do gênero no mundo.
Em 2010 o grupo tornou-se Ponto de Cultura, sendo referencia para inúmeros jovens e estudantes de artes da palhaçaria e acrobacia áerea.
O Teatro de Anônimo possui uma sede na Lapa, Centro do Rio de Janeiro, o Pavilhão Teatro de Anônimo, espaço localizado na Fundição Progresso, e está a serviço também da experimentação, estudo, troca de conhecimentos e intercâmbios nacionais e internacionais.


.jpg)